Curiosidades sobre a marca Chevrolet


Fundada em 1911 pelo mecânico suíço Louis Joseph em Detroit, nos Estados Unidos, a Chevrolet tornou-se uma das marcas de automóveis mais conhecidas e vendidas do mundo.

A princípio, levou o nome de Chevrolet Motor Company of Michigan. O nome Chevrolet foi escolhido por ser fácil de ser memorizado, além de ser o último nome de seu fundador.

 

Primeiro carro fabricado pela Chevrolet

Um ano após montar a empresa, em 1912, foi fabricado o primeiro carro da marca: o Series C Classic Six. Um modelo totalmente estiloso para a época, que contava até com farol elétrico.

Desde sua fundação até os dias de hoje, a Chevrolet é reconhecida pela tecnologia. Na época, a novidade era a durabilidade do motor de 4 cilindros. Hoje, é um carro que possui Wi-Fi.

 

História

A partir de 1915, a Chevrolet entrou na disputa contra a Ford ao lançar o carro modelo 490, justamente para destacar o preço do veículo que era de US$ 490.

No ano seguinte, a marca comprou a General Motoros (GM) e os modelos dos veículos começaram a ser distribuídos em todos os países da Europa em 1924.

Consequentemente, em 1927, a Ford perdeu o posto de primeira colocada nas vendas para a Chevrolet. Três anos depois, a marca registrou um número inacreditável para a época: a fabricação de 7 milhões de veículos.

 

Diferenciais da marca Chevrolet

Como já mencionado, a gigante é conhecida pelo uso da tecnologia e inovação em cada veículo lançado.

Não muito diferente disso, no passado a marca registrou diversas novidades, saindo à frente na corrida em relação aos concorrentes. Veja alguns diferenciais:

 

- Fim do uso da cabine de madeira

- Construção de cabines de aço

- Marchas sincronizadas no câmbio

- Suspensão dianteira independente

 

Em 1949, a empresa lançou um veículo que foi muito aceito pela sociedade americana e que perdurou nas ruas até a década de 80, o Chevrolet Bel Air. Um carro bonito e diferenciado que agradou as famílias consideradas tradicionais da época.

 

Hoje em dia

Depois de 2005, a gigante comercializava seus veículos em 120 países. Hoje, em 2019, já são 130 países.

Em 2017, o queridinho dos brasileiros foi o Onix, com mais de 152 mil carros vendidos no país, a marca faturou um total de R$ 18,4 bilhões.